CÔNSUL GERAL DA GÂMBIA EM ANGOLA DEFENDE MAIS UNIÃO ENTRE OS ESTADOS AFRICANOS.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Apostolado o Cônsul Geral da República da Gâmbia em Angola defendeu mais união entre os africanos, sustentando como tese a ideologia de que a primeira identificação de um cidadão africano é o tom da sua pele.
“Se fores a Gâmbia as pessoas só dariam conta que és angolano se falares português, e com este exemplo quero frisar que podemos estar em qualquer parte do nosso continente belo e lindo” sustentou. Hon Haggi Jawara tenta com esta explicação defender a sua visão de livre circulação no continente para o desenvolvimento da economia dos seus Estados, e incentivar mais união entre os cidadãos.
O diplomata não deixou também de dar nota positiva nas relações com o nosso país, acrescentando que os gambianos olham para Angola como um país irmão. O cônsul referiu ter demonstrado ao governo angolano, a necessidade de se estreitar ainda mais as relações, com por exemplo a abertura de missões diplomáticas em ambos os países.
“Estamos em permanente contacto com o Governo de Angola para a fortificação e edificação de nossas relações, somos países irmãos. Quem sabe até mesmo firmarmos acordos, e termos daqui a curto ou médio prazo vôos de Luanda à Banjul” concluiu.
Actualmente estão em território nacional perto de 3 mil cidadãos gambianos, e que se dedicam maioritariamente ao comércio de roupas e seus assessórios na conhecida zona do Hoji Ya Henda no Cazenga.
A República da Gâmbia é um pequeno país da África Ocidental que rodeia o curso inferior do Rio Gâmbia. Tem uma pequena extensão de litoral Atlântico, a oeste, e uma extensa fronteira com o Senegal, que cerca a Gâmbia por todos os demais lados.
Sua capital é Banjul, tem como Presidente Adama Barrow e como língua oficial o Inglês.
Repórter Delgado Teixeira