Sunday Maio 19, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

BASTONÁRIO DA ORDEM DOS BIOMÉDICOS CLINICOS E LABORATORIAIS DE ANGOLA ALERTA SOBRE A NECESSIDADE DE SE CREDIBILIZAR OS NOSSOS DIAGNÓSTICOS.

Foi no seu acto de empossamento que aconteceu esta sexta-feira, 9 de Fevereiro, no auditório do Complexo Hospital de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento vulgo Sanatório, que o bastonário da Ordem dos Biomédicos Clínicos e Laboratoriais de Angola (OBCLA) referiu estar focado em novos desafios como a questão da necessidade de se credibilizar os nossos resultados clínicos ou diagnósticos.

“Isto não é nada novo, mas há uma necessidade de se começar a pensar neste sentido para que estejamos em pé de igualdade com outros países” sustentou. Joaquim Lavita acredita que um grande exemplo disto, foi o período da covid 19, em que as nossas autoridades foram forçadas a adquir laboratórios a nível molecular, e a consequente formação de médicos em países vizinhos.

“Fomos obrigados a adquirir equipamentos de biologia molecular, e formar médicos. Não se compreende que actualmente os nossos diagnósticos sejam validados no Quénia ou na África do Sul, porque estes país já são membros da Federação Internacional das Ciências Laboratoriais” sustentou.

A falta de padronização dos resultados clínicos e laboratoriais chegam também a colocar o país no recuo neste capítulo, daí estar a defender e a alertar a necessidade urgente de se começar a olhar para estas questões de forma séria e responsável.

Podem inscrever-se na ordem todos os profissionais formados em análises clínicas e saúde pública, patologias fisiológicas, patologias clínicas e patologias citológicas.

Repórter Delgado Teixeira

Visitas67

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *