Thursday Maio 9, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

SINDICATO DE JORNALISTAS DIZ-SE PREOCUPADO COM TRABALHADORES DO NOVO JORNAL FACE AO PROCESSO JUDICIAL INTENTADO POR ÁLVARO SOBRINHO.

O Sindicato de Jornalistas Angolanos diz-se preocupado em relação a situação a que estão submetidos os trabalhadores do Novo Jornal, face ao processo judicial intentado por Álvaro Sobrinho que pretende a titularidade do referido jornal, actualmente sob os auspícios do seu irmão, Emanuel Madaleno.

Em nota de imprensa chegada à nossa redacção, o Sindicato de Jornalistas Angolanos, manifesta-se preocupado com o ambiente de trabalho a que estão sujeitos os jornalistas do Novo Jornal, na sequência do diferendo judicial sobre a titularidade do semanário.

Sem qualquer pretensão de intromissão na questão judicial, a preocupação do SJA assenta na possibilidade deste ambiente inibir a liberdade dos jornalistas e a independência do próprio jornal, o que seria em última instância um ataque ao jornalismo plural, sem o qual não se pode falar em liberdade de imprensa.

O país ainda não se curou do desaparecimento dos diversos jornais privados, adquiridos e encerrados inexplicavelmente, e a possibilidade dos jornalistas do Novo Jornal ficarem afectados na sua liberdade e independência, é a todos os títulos um prejuízo para à nossa democracia.

O SJA espera que a primeira vítima da querela judicial não seja a independência do jornal e a liberdade dos seus jornalistas.

Luanda, 26 de Dezenbro de 2023

Visitas158

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *