Saturday Maio 18, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

LEIA O DISCURSO COMPLETO DO MINISTRO DO INTERIOR NO LANÇAMENTO DAS FORÇAS E MEIOS PARA ASSEGURAMENTO DA QUADRA FESTIVA 2023 – 2024

Estamos aqui no Centro de Formação e Adestramento de Cavalaria e Cinotecnia da Polícia Nacional, para proceder ao Lançamento das Forças e Meios para o Asseguramento da Quadra Festiva 2023-2024.

A vossa presença neste local é sinónimo do compromisso com a pátria angolana e com o dever de garantirem a segurança dos cidadãos e dos seus bens, assim como a protecção das instituições públicas e privadas.

Para isto, tiveram de abandonar as vossas famílias e o conforto das vossas casas, para se dedicarem ao cumprimento desta árdua, mas honrosa missão.

Como é do vosso conhecimento, as comemorações da quadra festiva mobilizam uma grande parte da população, tanto nos centros urbanos como nas zonas rurais, registando-se o aumento das actividades músico-culturais e recreativas, bem como a circulação rodoviária interna e interprovincial.

Por esta razão, muitos cidadãos procuram adquirir bens essenciais para passarem o Natal e o Ano Novo com as suas famílias, amigos e outros ente-queridos, em harmonia e concórdia.

Entretanto, outros cidadãos optam pela prática de acções delituosas para a obtenção do lucro fácil, causando prejuízos materiais e danos morais e humanos a outrem, para além de criarem alteração à ordem pública e o aumento do sentimento de insegurança.

A condução em estado de embriaguez e a falta de prudência nas estradas tendem a aumentar, neste período, o que pode provocar vários danos materiais e vítimas humanas.

BRAVOS EFECTIVOS;

A nossa missão é garantir que as festividades do Natal e da Passagem de Ano sejam vividas pela população num clima de ordem, segurança e tranquilidade públicas.

Devemos aumentar a presença policial nas ruas, cooperar com a população, prestar o auxílio necessário e combater os actos que atentem contra a sua segurança.

Temos de reforçar o policiamento nas zonas de maior incidência criminal e realizar operações dirigidas, para prevenir que os grupos de marginais perturbem o sossego da população.

De igual modo, devemos sensibilizar os cidadãos, com conselhos úteis, para prevenir incêndios, afogamentos, agressões físicas, acidentes rodoviários e a vandalização de bens públicos.

Temos de reforçar o controlo das fronteiras nacionais, os níveis de segurança dos Estabelecimentos Penitenciários e a capacidade de resposta das nossas forças, para garantir, de forma célere, o socorro às vítimas de crimes, de acidentes de viação e de outras acções que colocam em acusa a vida humana.

Estas medidas são extensivas a todo o território nacional, devendo ser adoptadas pelas Delegações Provinciais do Ministério do Interior, no mesmo formato.

Uma palavra de apreço, conforto, solidariedade e de estreita colaboração é dirigida aos demais órgãos de defesa e segurança que connosco irão actuar no cumprimento desta missão.

Juntos temos o compromisso de assegurar que esta quadra festiva decorra num ambiente de paz e de alegria, com respeito aos princípios éticos, morais e cívicos.

Aproveitamos o momento para apelar a população em geral, no sentido de continuar a colaborar com as forças da ordem, denunciando todos aqueles que praticam actos que poe em causa a ordem e a paz social.

Para terminar, encorajo a todos efectivos a nível nacional a realizarem esta missão, com o espírito de sacrifício, abnegação, disciplina e respeito pelo cidadão.

Com estas palavras, damos início ao Lançamento das Forças e Meios Operacionais para o Asseguramento da Quadra Festiva 2023-2024.

Visitas143

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *