Saturday Maio 18, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

MORREU A CANTORA SUL AFRICANA ZAHARA

A cantora sul africana Zahara (nome real Bulelwa Mkutukana) faleceu, na noite de segunda-feira (11), num hospital de Joanesburgo.

De acordo com a imprensa sul africana, a cantora de “Loliwe” foi internada com complicações no fígado há duas semanas. Uma fonte próxima à cantora disse ao Sunday World que a cantora faleceu pouco antes das 21h.

Há uma semana, a família confirmou que Zahara estava hospitalizada há uma semana e aproveitaram para agradecer àqueles que os apoiavam e expressavam compaixão pela musicista doente. Isso depois de relatos de que a cantora foi levada às pressas para o hospital devido a “complicações no fígado”.

Zahara foi internada, mas o seu estado piorou e ela foi transferida para a UTI do hospital particular.

Na semana passada, a situação da cantora se deteriorou e ela, segundo relatos, não respondia.

Zahara lançou cinco álbuns de estúdio de grande sucesso, desde a estreia dupla de platina “Loliwe” (2011) até “Nqaba Yam” (2021), que alcançou o número 1 no iTunes.

Ela conquistou 17 prêmios South African Music Awards durante a sua carreira, além de três prêmios Metro FM e um prêmio Nigeria Entertainment Awards.

Bulelwa Mkutukana (nascida em 9 de Novembro de 1988, morreu a 11 de Dezembro de 2023 em Joanesburgo na África do Sul), mais conhecida por seu nome artístico Zahara, foi uma cantora, compositora e performer sul-africana. [1] Ela foi bem recebida desde seu primeiro álbum, Loliwe, lançado em 2011. Em 1 de maio de 2012, na cerimônia do South African Music Awards, ela ganhou oito prêmios, incluindo Melhor Artista Feminina e Álbum do Ano.[2] Ela canta em xhosa, assim como em inglês.[3]

Biografia

Zahara nasceu como Bulelwa Mkutukana no campo de Phumlani, perto de East London, no Cabo Oriental, na África do Sul, onde mora com seus pais, Nokhaya e Mlamli Mkutukana. Ela é a sexta de sete filhos e se interessa por cantar desde a infância. Seu nome artístico significa “flor desabrochando”.[carece de fontes]

Seu álbum de estreia, Loliwe, foi lançado em 2011, produzido por Robbie Malinga. A primeira edição esgotou em 72 horas,[3] e 19 dias depois o álbum alcançou platina dupla na África do Sul, ultrapassando 100.000 vendas.[4] Isso a torna a segunda musicista do povo Xhosa a atingir esse número em tempo recorde, depois de Brenda Fassie. Ela lançou seu primeiro DVD ao vivo com LeRoy Bell, seu concorrente no programa The X Factor. Este DVD ganhou disco de platina (pelos padrões estabelecidos pela indústria fonográfica sul-africana) em um dia.[carece de fontes]

Em 1 de maio de 2012, no South African Music Awards, ela ganhou oito prêmios, incluindo Melhor Artista Feminina e Álbum do Ano.[2] No mesmo ano, ela também foi premiada com o Kora Awards.[5] Ela se torna embaixadora do Hospital Infantil Nelson Mandela.

Phendula é um novo álbum de estúdio, lançado pela TS Records em 13 de setembro de 2013. A produção do álbum é maioritariamente assegurada por Robbie Malinga, novamente, e Mojalefa Thebe. Inclui notavelmente entre os artistas convidados Ladysmith Black Mambazo, e entre os títulos mais notórios Phendula e Impilo.

Morte

Zahara morreu em 11 de Dezembro de 2023, vítima de doença. A família da intérprete de Loliwe já havia revelado que a cantora enfrentava problemas de saúde, anunciando que ela estava hospitalizada e em estado crítico.

Estilo

Sua música é geralmente considerada Afro-soul. Ela cantava em sua língua materna, xhosa, e em inglês.[3] Sua música foi descrita como uma mistura entre os estilos popularizados por Tracy Chapman e a Índia. Áries.

Fonte: Sunday World

Visitas241

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *