Tuesday Maio 21, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

O LIVRO MAIS ESPERADO EM LUANDA: “CASA DE RENDA” DE MANUEL LUAMBA, É UMA VIAGEM INTERESSANTE POR LUANDA E DE TEMAS BEM PRESENTES NUM PAÍS SAÍDO DE UM CONFLITO CIVIL ATROZ QUE SE SEGUIU AS ELEIÇÕES DE 1992.

Prefácio do mestre João Pinto – Jornalista

Luanda durante o tempo da guerra fratricida, foi a cidade de acolhimento de milhares de famílias.

Eram os refugiados na sua própria terra.

Arrendar uma casa passou a ser a única saída e um grande negócio para muitos que fruto da falta de emprego tinham uma fonte de dinheiro, pois, o importante era arrendar pelo menos por um ano.

“CASA DE RENDA”, gira em torno da família de Tony, cá entre nós, “Man Tony”. Uma saga de uma família pobre, que sem casa própria, é obrigada a arrendar uma residência, mas como é obvio sem trabalho e sem recursos muda-se constantemente.

A obra retrata de forma quase “real” o que torna um chefe de família, amigo dos sete ofícios para dar o mínimo aos seus entes.

No enredo, há tempo para as mais diversificadas vigarices: burlas, racismo, nepotismo, tribalismo e afectos.

Aliás, o amor é o que vence tudo nos 9 capítulos deste livro.

O amor e a morte, a falta de cuidado e a corrupção, mostram uma realidade ficcionada em que se compreende uma Angola que para a maior parte das pessoas começou em 2002.

Manuel Luamba, tem o cuidado de nos fazer um flashback, para um dos conflitos mais mediáticos, a batalha de Malanje, província próxima a Luanda. Leva-nos a compreender como ter amigos de verdade que não olham para o bolso, pois é apenas amizade.

Mas também entra no âmago das relações entre empresários “brancos” e as vulneráveis raparigas nativas, que na ansia de querer mudar de vida, acaba, por estragar a própria vida.

Uma obra de estreia deste jornalista, que muito pode educar e fazer compreender como vai a nossa sociedade.

Visitas97

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *