Saturday Abril 27, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (EUA) ANUNCIARAM QUE TESTARAM COM SUCESSO UM MÍSSIL BALÍSTICO INTERCONTINENTAL (ICBM), UMA OPERAÇÃO PREVIAMENTE DIVULGADA PARA EVITAR UM AGRAVAMENTO DAS TENSÕES COM A RÚSSIA EM PLENO CONFLITO UCRANIANO.

O míssil Minuteman III não armado foi lançado hoje a partir da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, às 01:13 locais (09:13 em Angola), e percorreu cerca de 6.760 quilómetros sobre o Pacífico antes de cair no mar perto do atol de Kwajalein, nas ilhas Marshall, anunciou a Força Aérea norte-americana em comunicado.

“Trata-se de um teste de rotina e de operações periódicas destinadas a demonstrar que o sistema de dissuasão nuclear dos Estados Unidos é seguro, fiável e eficaz”, precisou o comunicado.

“Este género de testes foi efectuado mais de 300 vezes e não está relacionado com os actuais acontecimentos mundiais”, acrescentou a mesma fonte.

Os EUA geralmente não anunciam com antecipação os seus testes de mísseis ICBM, mas o último lançamento do Minuteman III — um míssil equipado com uma ogiva e que em situação de guerra pode transportar uma bomba nuclear –, foi adiado por duas vezes devido às tensões internacionais.

Inicialmente previsto para Março, foi adiado uma primeira vez devido à invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de Fevereiro, pelo facto de Washington recear que Moscovo utilizasse este ensaio para estender o conflito a outros países.

Visitas116

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *