Friday Abril 26, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

SOCIEDADE SERVIL – CASO DA MARCHA DE 17 DE AGOSTO DE 2022

[ATT: é textão de 6 páginas! Quem está no telefone melhor não arriscar!]

O que me leva a escrever esta textão é a reacção chocante com que foi acolhida a publicação que anunciava a marcha de quarta-feira próxima, a “marcha pela verdade eleitoral” e que poderá levar à impugnação das eleições.

A pergunta recorrente que estava sempre a ser levantada foi por que só agora “querem impugnar às eleições quando só faltam 12 dias para a realização das eleições, mas então, onde é que andaram esse todo tempo?!” A segunda está ligada a mim “o MPLA está mais interessado nessa impugnação, por isso és o organizador dessa marcha.”

O que espanta ver é que nada é de agora. A pioneira em impugnar actos ligados a organização das eleições de 24 de Agosto de 2022 foi a UNITA e estamos a falar de fevereiro deste ano: “UNITA vai impugnar concurso que contratou INDRA para gerir logística eleitoral”, noticiava o Novo Jornal, vide aqui: https://bit.ly/3QlzHm3. Os protestos da Sociedade Civil para “exigir justiça e transparência” no processo eleitoral, ou seja, eleições justas e transparentes já vêm de há um ano atras, a 30 de Agosto de 2021 teve lugar a manifestação defronte à Assembleia Nacional impedida pela polícia: https://bit.ly/3zRl42J.

OS FUNDAMENTOS DO MANIFESTO DA IMPUGNAÇÃO
Será que é só mesmo agora? Vamos comparar cada um dos 7 pontos do “Manifesto para a impugnação das Eleições Gerais de 2022” através do tempo e ver se as suas exigências são novas, de vendidos ou se são parte da agenda do MPLA que é “quem sai em vantagem com isso.”

PONTO 1:
«1. A contratação da empresa espanhola INDRA para controlar e organizar o processo eleitoral angolano.» Já dissemos que a UNITA foi pioneira em impugnar actos da organização das eleições, releia https://bit.ly/3QlzHm3. No dia 19 de Março de 2022 “mulheres da Sociedade Civil em Benguela convocam Manifestação para “Protestar a Contratação Indevida da Indra e a Violação dos Direitos Humanos das Zungueiras”, leia aqui: https://bit.ly/3C7z1w6.

PONTO 2:
«2. Os vícios da actual Lei Orgânica das Eleições que anula o escrutínio local.» A manifestação de 30 de Agosto de 2021 já citada defronte a Assembleia Nacional foi sobre isso, releia: https://bit.ly/3zRl42J.

PONTO 3:
«3. O controlo e realização do registo eleitoral por parte do MARTRE [Ministério da Administração do Território] e das Administrações Municipais, órgãos do poder executivo, quando este deveria ser feito pela Comissão Nacional Eleitoral.» A discussão sobre o MAT se imiscuir em assuntos que deviam ser de exclusiva responsabilidade da CNE vem de 2012, mas, há dois dias atrás [11 Agosto 2022] a tsf noticiava “UNITA contesta “vícios” e acusa CNE de agir a “reboque do partido no poder”” e dentre estes vícios está o: “quem elabora os cadernos eleitorais nos termos da lei é a CNE e não o MAT” e que “a CNE assumiu a violação da lei praticada pelo MAT como acto normal”. Faustino Mumbika, secretário nacional da UNITA termina dizendo nesta entrevista “que a UNITA cadastrou 56.610 delegados de lista, “o que garante a cobertura de 100% das mesas de voto a nível do país, contra os 51.000 anunciados pelo porta-voz da CNE”, leia a matéria na íntegra aqui: https://bit.ly/3JUPlSE.

PONTO 4:
«4. A concorrência e o tratamento desigual aos Partidos e Coligações de Partidos Políticos pela imprensa pública.» Este assunto levou a que a 05 de Agosto deste ano, se fizesse uma petição pública encabeçada pelo mano Luaty Beirão que anunciava a abertura de uma “queixa contra Presidente João Lourenço e os media públicos angolanos por “tratamento desigual”, leia a matéria aqui: https://bit.ly/3JTvH9R.

PONTO 5:
«5. A não actualização do Ficheiro Informático de Cidadãos Maiores, que contém como foi constatado, os dados de pessoas mortas.» A 21 de Julho 2022 numa etrevista a DW novamente a grã camarada e irmão Luaty Beirão deu uma entrevista que se torna a prova mais contundente de que em Angola “os mortos vão votar”, ele apresentou o caso do seu falecido pai que a única fez que votou foi em 1992 e faleceu em 2006. Isso chocou a sociedade civil e estimulou mais buscas que abundam na internet, tendo um caso insólito de uma senhora que irá votar em Matadi na RDC. Leia a entrevista do Luaty aqui: https://bit.ly/3C47XxG. É importante destacar aqui também que Luaty Beirão é o único ou dos pouquíssimos que partilhou o anúncio da marcha pela impugnação na sua conta no twitter, os outros congelaram.

PONTO 6:
«6. Uso de bens públicos indevidamente pelo partido no poder e ofertas de bens alimentares pelos partidos políticos durante a campanha.» Isso é assunto sobejamente conhecido ou preciso de provar mais?

PONTO 7:
«7. Intimidação e discursos de ódio apresentados pelos líderes do MPLA e governantes.» Embora narrado numa perspectiva de contra-ataque, este artigo de 11 de Fevereiro de 2022 no portal Angola 24 Horas é prova deste ponto, leia aqui: https://bit.ly/3pesQyT.

Como podem ver, são lutas todas da sociedade civil e da Oposição Política Angolana. Como é possível se voltar contra as próprias realizações, ou basta que algo seja publicado por Mbanza Hanza que automaticamente se torna impuro e do MPLA? Quem na verdade está a fazer o jogo do MPLA os que compilaram estas irregularidades e as tornaram num manifesto para a impugnação das eleições ou vocês que agora já acham que está tudo bem e a alternância é uma certeza imparável, quem pensar contrário é vendido?!

Tomemos o caso dos mortos. Se o MPLA ganhar com uma base de dados onde os mortos não foram expurgados é fraude, mas se a UNITA ganhar com esta mesma base de dados já é revolucionário, é alternância e não fraude? E que dizer se for o PHA, o PRS ou até mesmo a CASA-CE a ganhar com esta mesma base de dados, será também alternância ou a alternância tem um nome, um rosto e um grupo? E ainda assim, vocês consideram que estão a fazer uma luta patriótica e não uma luta de grupo e dos vossos interesses, repetindo assim o Alvor de 1975? Enfim!

QUEM SÃO OS ORGANIZADORES DA MARCHA?
Esta é a questão mais importante neste processo todo e, cada ofensa vossa que eu lia no post, comparado com o silêncio tumular de toda ex-Sociedade Civil agora partidária e que pode muito bem ser renomeada de Sociedade Servil, levava-me a uma verdade amarga, nós carecemos de gente séria. Como é possível que toda sociedade civil se vire contra as suas próprias lutas e as transforma em agenda do MPLA só por que elas foram levadas no ponto em que se devia estar desde há muito mais tempo? Ou seja, a impugnação de tudo?

Os organizadores desta marcha não se chamam MBANZA HANZA! Hanza é alguém que percebeu que esta sim, é uma luta que coloca o interesse Nacional em primeiro lugar e não a visão grupal, esta marcha é acto patriótico e a impugnação seria a coisa mais acertada que se possa fazer para honrar o sofrer do nosso povo, este sofrimento que foi infelizmente transformado em negócio. Impugnar é parar todos e não apenas alguns, lhes tirar o controlo para que as coisas sejam melhor organizadas e fiscalizadas, mas não, a alternância é uma tão certeza que cegou tudo!

Os organizadores deste processo todo chamam-se Laurinda Gouveia, Adolfo Campos [MRA], Geraldo Dala [SCC], Alexandre Barros [ANATA], Elizabeth Campos [Mudar Viana], Calande Cunge, e muitas outras individualidades. Os organizadores anunciaram isso em conferência de imprensa ao abrir do mês de agosto: leia no observador: https://bit.ly/3C4aecy; assista o vídeo da conferência de imprensa coberta pela Lusa no youtube: https://bit.ly/3JZaAD1; a DW entrevistou inclusive Luís Jimbo sobre esta matéria: https://bit.ly/3dtmVD8.

Isto aqui é Mbanza Hanza? Isto que você acabou de ler e ver é Mbanza Mayenda Hanza? Estes nomes aí citados, suas organizações e membros agora se tornaram tudo vendidos do MPLA só por que estão a fazer aquilo que vocês abandonaram pelo caminho? Sabem de uma coisa, é justamente assim que eu me tornei vendido. Nós temos muita gente vazia, emotiva e estúpida e é esse bando de gente que vocês me estão a dizer que vão produzir A ALTERNÂNCIA? Eu mesmo como líder político poria minha confiança em gente tão míope assim? E saíram a encher a Net com publicações a dizer “não vá nesta marcha, é dos vendidos do MPLA, lhes pagaram!” Isto só pode ser produto de uma SOCIEDADE SERVIL e não Civil.

É POR ISSO QUE SOMOS FRACOS!
Esta é a principal fraqueza da ex-Sociedade Civil e por extensão, da oposição política: falta de persistência na acção, não acreditar nos próprios métodos e forças, não resistir ao estômago, fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. A UNITA e ACJ não vão ganhar eleição coisa nenhuma e isto não é por eu me ter tornado vendido ou porque quero continuar a ver o MPLA no poder. Eleições no contexto afrikano e para a oposição política, quando são ganhas e não dadas, ganham-se com muito trabalho, prisões, puretadas, manifestações coordenadas, acusações do regime no poder, irreverência e não com fé e rostos bonitos. O que vejo é uma encenação combinada, cujo maior usado é o povo.

Eu vos mostrei na Verdade 2 que temos dois grandes muros para conseguirmos ter poder, governar e realizar o nosso povo no verdadeiro sentido. O primeiro muro é o MPLA, sua máquina de corrupção e a desorientação do nosso povo. O segundo muro são os brancos juntamente com os seus descendentes imediatos que olham e tomaram Angola como espaço para fazerem dinheiro apenas, mercado e fazenda. O trabalho elencado no manifesto da impugnação se persistente e coordenadamente bem feito, derrubaria as forças do primeiro muro expondo o segundo muro que não teria muito espaço para se escudar e desta forma sim, podíamos pensar em ganhar as eleições e materializar a alternância [eu sou pela Refundação]. Vocês têm 7 lutas, conforme belamente elencadas no manifesto, não ganharam nenhuma e magicamente se conformaram e aguardam optimistas de que vão ganhar eleições!

Só pode ser otimismo de uma tamanha ingenuidade. Vão ganhar sim, mas é ganhar juízo para organizar-se melhor, ser persistente, ser contundente na acção e deixar de negociar o sofrimento do povo. Eu tenho quase certeza que os actores políticos já sabem todos o que cada um vai ter destas eleições, o único que vai às eleições às cegas é o povo. Abel Chivukuvuku é dos poucos que pode esfregar as mãos de contente, toda a sua nata está bem colocada na lista a deputados excepto o Nuno Dala e vai sim sair vitorioso; quanto ao resto eu nem sei se a fasquia vai conseguir passar os 35%! Vocês vão rir em Ngoya, ainda bem que alguns já compraram os bilhetes de passagem para Europa, Brasil e EUA, vão emigrar para esquecer a Angola e o seu eterno adiamento!

SOBRE TANAYCE E LUTHER KING
Na publicação que tenho vindo a citar o homem disse também: “esse miúdo é um brincalhão. Tanaice Neutro e o Luther King estão presos, esse miúdo não se pronuncia e nem sequer agenda uma manifestação em prol dos mesmos, agora quer vir com uma de herói da Pátria? Xé, esse miúdo está maluco só pode.” Será que sou eu mesmo que estou maluco ou vocês que se esqueceram de todas as vossas lutas e demandas?

Sobre esses dois irmãos, vocês partilharam com muito orgulho os vídeos e posts que faziam quase incansavelmente contra mim. Tanaice além de ofender a minha mãe prometeu me dar surra onde quer que me apanhasse. Quantos de vocês condenaram tais actitudes? Ninguém! E por que? Porque eu sou vendido e os vendidos merecem isso mesmo. Outro dia em conversa com um irmão quando me pedia para fazer um vídeo curto a pedir a libertação dos dois, eu lhe expliquei porque mantenho esta posição de silêncio, ele disse-me “não Hanza, tens que agir como líder nestes casos…” eu olhei para o irmão e rí-me. Eu devo agir como líder sim, mas um líder que não lhe ouviram e nem procuraram saber dele; um líder que mesmo sabendo que tudo o que se acusa a seu respeito é construção só para o mandar por terra, mas ainda assim vocês alimentam e promovem; um líder que não importa o seu grau transparência, coerência e verticalidade, vocês decidiram tratar assim; que tipo de líder pode ser? E porque só o líder deve condescender? O que faz um líder é o respeito que os liderados têm por ele.

Quem não sabe que a minha famigerada venda ao MPLA é uma construção politicamente motivada, com alguns ciúmes de protagonismo infundado e conflitos de ego a mistura que as pessoas convenientemente querem manter? Olhem para o escândalo de acusações que se lançaram contra mim por conta da publicação da Marcha, uma marcha cujos os organizadores são a meu ver o único reduto que sobrou daquilo que se possa chamar de Sociedade Civil. A publicação da marcha é a prova mais elevada de como eu passei de revú a vendido, é exactigual!

Assim, se eu não tenho credibilidade, sou vendido e inútil diante deles, como posso convocar uma manifestação a seu favor? Para eles mandarem recado a partir da prisão a dizer “não queremos manifestação de vendido a nosso favor, preferimos morrer aqui na cadeia do que um vendido protestar por nós!” É para terem isso? Se quando arranquei as bandeiras do MPLA combinei, o diálogo com o JLO combinei, os fundamentos para a candidatura apartidária é orientação do MPLA para eu dispersar os votos do ACJ, convocar uma manifestação é que iria ser já um acto revú? Imagina que eu convoque a tala manif a favor da sua libertação e por azar é reprimida com brutalidade, partem cabeças e braços ou pior, o que direis? Não vão dizer que fui entregar os bravos guerreiros na boca do lobo para eu fazer mais dinheiro, me darem carros, apartamentos e vida?

Tão a ver como até raciocinar vocês nem conseguem?! Aguardem só a vitória da alternância Tah?

Tenho dito!

Mbanza Hanza, O Grande Elefante, FPR!
Muna 13 de Agosto de 2022

Visitas105

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *