BISPO DOM ALMEIDA KANDA EXORTA FAMÍLIAS PARA A DEFESA DA VIDA HUMANA
O Bispo Católico da Diocese de Ndalatando, Dom Almeida Kanda, exortou neste domingo, os fiéis a uma mobilização para o respeito e defesa da vida, junto das famílias angolanas, durante a Missa de Acção Graças que marcou o encerramento da Peregrinação Anual ao Santuário de Nossa Senhora das Vitórias em Massangano, decorrido de 13 a 14 do corrente mês, sob o lema: “Com Nossa Senhora das Vitórias, Aprendamos a Cuidar da Vida”.
Cerca de 7 mil peregrinos participaram desta Décima Edição da Peregrinação Anual ao Santuário de Nossa Senhora das Vitórias. Durante a homilia Dom Almeida Kanda sustentou que o cristão deve ser o primeiro a respeitar a vida, como dom de Deus e qualquer atentado a ela, é um atentado ao Criador. “Se quizermos viver bem com Deus devemos combater o pecado, ninguém pode ficar para trás, temos de atingir a medida alta que é a santidade, devemos aprender com a nossa Mãe Vitória as coisas do Alto”.
No termo da sua alocução, o Prelado Católico, reprovou a atitude de certas famílias que se consideram cristãs e não só, que acusam crianças da prática de feitiçaria, violentam e defendem o aborto, pedindo a bênção e o amor de Deus, a fim de transformar as famílias e a Igreja, para que seja efectivamente um lugar onde as crianças se sintam mais amadas, um espaço de paz e protecção.
Participaram desta Missa de Acção de Graças, marcada com vários momentos de louvor, oferendas e a habitual bênção da água e objectos, a vice-governadora provincial para o sector Político, Social e Económico, Leonor da Silva Garibaldi em representação do governador provincial do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, entidades do município, com relce ao administrador municipal em exercício, Gelson Miguel, sacerdotes, religiosos e religiosas e fiéis da Diocese de Ndalatando, da Arquidiocese de Luanda e demais devotos de Nossa Senhora das Vitórias.
Fonte: GCS CAMBAMBE