“SAÚDE” HOSPITAL MUNICIPAL DO ZANGO JÁ É ORÇAMENTADO.
O Hospital Municipal do Zango, localizado no Distrito com o mesmo nome, já é uma unidade sanitária orçamentada, tudo para a humanização dos serviços de saúde.
A afirmação foi feita nesta sexta-feira, 01 de Julho, pelo Administrador Municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, durante a visita de constatação efectuada nesta unidade de saúde, com destaque para a montagem da sala de Raio X, que nos próximos dias vai ser inaugurado, fruto dos recursos próprios desta administração municipal.
Com um orçamento na ordem dos 50 milhões de kwanzas, a serem usados neste segundo semestre, isto de Junho à Dezembro do corrente ano, o Hospital Municipal do Zango, passa a ser a terceira orçamentada, das 24 unidades sanitárias públicas, existentes no município.
Um facto que para o administrador do município mais industrializado do país, vai melhorar significativamente os serviços, suprir algumas dificuldades e satisfazer de igual modo as necessidades dos técnicos e dos utentes que diariamente acorrem a esta unidade.
Já o Director Municipal da Saúde, Matondo Alexandre, fez saber, que as cotas atribuídas ao hospital, vão ser acrescidas em função da analise a ser feita pela administração municipal e o Ministério das Finanças e gradualmente, vai acrescer em função das necessidades do hospital.
A visita do Titular do Município Satélite, teve como objectivo constatar In Loco o funcionamento da unidade, e ter uma ideia clara de todo o trabalho e empenho dos profissionais de saúde, bem como da administração municipal que vem criando todas as condições de trabalho, quer para os técnicos e aos utentes, no âmbito das iniciativas locais, fruto dos recursos próprios. Tendo mostrando-se satisfeito com o grau de funcionamento da referida unidade.
Para além do contacto directo que manteve com o corpo clínico e pacientes internados nesta unidade, Demétrio de Sepúlveda foi também ver como está a funcionar as duas áreas do hospital, refeitório e lavandaria, que recentemente beneficiaram de equipamentos técnicos, por parte de parceiros sociais e que já apresentam uma nova figura.
As obras de construção do muro de vedação e a única ambulância de serviço desta unidade, também constaram da agenda de visita de Demétrio de Sepúlveda, que segundo o titular do município, esta última, vai ser resolvida nos próximos dias, com a aquisição de novas ambulâncias, que vêm para suprir as dificuldades deste serviço a nível do município, e que vai servir para reforçar a única existente nesta unidade.
“O nosso foco é procurar minimizar o máximo possível as dificuldades que temos. Até porque estamos a criar outros serviços para evitar, ter que evacuar, pois as ambulâncias seriam mais do ponto de vista de resgatar as pessoas nas suas residências para os hospitais e não num hospital para o outro”, referiu.
De realçar, que para além do Hospital Municipal do Zango, constam também das unidades orçamentadas, os hospitais Mãe Jacinta Paulino e kapalanga.
O Distrito Urbano do Zango conta com seis unidades sanitárias públicas. E no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios “PIIM”, o mesmo vai contar em breve com mais uma unidade sanitária, que está a ser construída na zona do Capapinha.
GCS-VIANA, TRABALHAR E FAZER TRABALHAR.
1 Comments
Поиск в гугле