Friday Abril 26, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

“UM RECADINHO À SUA EXCELÊNCIA JLO “

Neste texto a reflexão é dirigida, obviamente, em gesto solidariedade, ao Presidente José Eduardo dos Santos <<JES>> por conta do seu estado de saúde que inspira cuidados, de acordo com informações (com algum desencontro) postas a circular pela mídia portuguesa e pelo injusto tratamento pela mídia pública.

Como é consabido o Engenheiro José Eduardo dos Santos de quem auguro honestamente que se levante o mais depressa possível desta cama, é uma figura incontornável no xadrez político angolano mormente pelo seu papel exercido na chefia de Estado ao longo do seu muito longo consulado de cerca de 38 anos, marcados com muitos males, diga-se, porém, nem tudo foi mal,  assumiu o poder na condução dos distinos dos angolanos na flor da sua juventude (em 1979) aos 39 anos de idade,  tendo se dedicado às funções até 2017.

Porém, lamenta-se o tratamento desmerecido a que está a ser sujeito pelos nossos órgãos de comunicação, deixando os angolanos à mercé  da mídia estrangeiros, mesmo Angola dispondo de meios humanos e tecnológicos para efeito, tratando-se sobrtudo de <JES> alguém que deu a sua vida toda em pról  dos angolanos, incluindo a sua juventude.

Como pode, ser JES tratado desta maneira, que nem como trataram Jonas Savimbi?!

Aquele que era venerado mesmo quando dormia, aquele que alimentou todos, tornando os famintos em barregudos, tornou-se hoje motivo de repulsa pela mídia pública, sob orientação dos que lhe eram súditos. Todos os que viam-no como “deus” afirmando-o como isto e aquilo, como é o caso de certos deputados formados em Portugal e outros… hoje tratam-no com desdem. Lamentável.

Isto configura falta de sensibilidade; deslealdade para com quem algum dia te estendeu a mão. Isto falta de gratidão, o mais nobre sentimento de que um ser humano se deve regozijar. Tudo isto por causa de um sistema apodrecido criado sabe-lá por quem, mas, alimentado ou consolidado fortemente por ele (JES).

Todavia, não podemos nos podemos esquecer, como duzem os mais velhos: a vingança é um prato que se come crú. O que fazes ao outro, pode voltar-se contra si, num futuro próximo ou longo.

O recado acima eu dirijo-o, como devem calcular, a sua excelência  presidente da república que tal como tal como JES manda em tudo e todos. O que o ex presidente vive hoje, é consequência do absolutismo de poder autocrático e super controlador, típico das ditaduras do qual até um quase invisível insecto é passado a pente fino. Mas lembre-se, sr. presidente que todos, incluindo o sr., noutro hora, contribuiram para que o seu antecessor passasse de Homem a super Homem, o mesmo que provavelmente estejam a fazê-lo consigo agora. Todo cuidado é pouco, sr. presidente!

O presidente Eduardo dos Santos infelizmente está provar do seu próprio veneno por culpa da segueira pelo poder. Hoje, os angolanos estão desiludido com o sr. pois, criticou JES pelo seu absolutismo do poder, o qual o sr. se não conseguiu livra-se. Parece que ama tanto o poder absoluto quanto JES amou nalgum momento. Lembre-se que tudo isto pode ser indicador de que tú serás o próximo a ser alvo do tratamento que hoje, mídia, orientada por si, está infligir a JES. O sr. tinha, e ainda tem tudo para fazer diferente dele mas não o fazes porque ama o poder absoluto.

Consiguiste tornar JES no seu Savimbi, certamente que o farão consigo, não se esqueça…

Com todos os males atribuídos a JES, não nos podemos esquecer que ele abdicou da sua para servir Angola e os angolanos.

Outrossim, todos os que estiveram com o JES, não se podem esquecer de que JES fez por voces… os tornou ricos e poderosos. Tudo que vocês representam é resultado dos actos praticados por JES, em vosso favor, e muitas vezes contra a esmagadora maioria dos angolanos. Como podem ser tão ingrtos com ele, mesmo tendo vos alimentado?

O presidente Eduardo dos Santos  não merece tamanha traição da vossa parte, sobretudo de vossa excelência…

Opinião de Manuel  Cangundo – Luanda, 30.06.2022

Visitas145

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *