ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS FAZ BALANÇO POSITIVO DO I° TRIMESTRE LECTIVO. AULAS RETOMAM A BOM RITMO.
O Coordenador Adjunto da Associação das Escolas Comunitárias em entrevista exclusiva ao Jornal Apostolado, mostrou-se feliz com os resultados alcançados por esta organização neste primeiro trimestre do ano lectivo 2023/2024, e pondera dar continuidade com os projectos ora em curso, para a criação de mais salas de aulas e a contínua formação dos professores e gestores escolares associados.
Bernardo Casamba revelou por outro lado que os resultados positivos foram alcançados, graças ao apoio dos seus parceiros, a citar o Ministério da Educação, Instituto Camões e o Banco Bic.
“Temos vários projectos, a destacar a criação de centros de ensino, a inserção de crianças e adultos no sistema normal de ensino, enfim, temos também como prioridade a formação de professores e gestores escolares, e na medida que vamos revendo os apoios temos dado passos significativos, e estamos principalmente melhorando as condições das escolas” assegurou.
Até ao momento a associação recebeu a oferta de várias carteiras, que numa primeira fase estão a ser distribuídas nas escolas da província de Luanda, tendo este responsável garantido que tão logo sejam mais contemplados com estes bens essenciais no processo de ensino e aprendizagem, mais outras instituições, de outras províncias sobretudo, também poderão ser beneficiadas.
“Os objectivos preconizados estão neste momento acima da média” esclareceu, augurando que neste segundo trimestre que arrancou esta quarta-feira, 3, de Janeiro, se continue firme na manutenção da qualidade de ensino e segurança na escola.
A Associação das Escolas Comunitárias tem matriculado mais de 50 mil alunos, nas três províncias, a citar Luanda, Bengo e Uíge.
O projecto nasceu em Março de 2005, que de uma equipa de professores licenciados em Portugal coordenadas pela doutora Carolina Mendes, acordaram formar os primeiros 23 professores comunitários.
Repórter Delgado Teixeira