Saturday Novembro 23, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ESCOLAS EM VIANA: FALTA DE CARTEIRAS ENTRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DENUNCIADAS POR GESTORES ESCOLARES.

Numa ronda feita a várias escolas primárias e secundárias principalmente, a Rádio Casimiro constatou que a falta de carteiras tem se tornado no grande “cancanhar de aquiles” de muitos directores de escolas no Município de Viana.

“Assim mesmo eu que estou a te dar estas informações, que são o que realmente enfrentamos todos os dias, corro o risco de ser exonerado do cargo” asseverou um director que, obviamente não quer que o identifiquemos, para não sofrer represálias.

Os distritos mais afectados segundo o que apuramos são os do Zango e da Estalagem. A título de exemplo vamos aqui recordar os protestos levados a cabo há sensivelmente dois anos, pelos alunos e o professor Diavava Bernardo do Complexo Escolar 5008 vulgo “Beto Carneiro”, que por conta da falta de assentos nas salas de aulas, arranjaram esta forma de manifestarem o seu descontentamento.

Voltamos a escola, e conseguimos contatar que a situação está minimizada, mas não resolvida, porque o problema da falta de carteiras continua a ser o grande desafio da direcção desta escola.

No Zango, os alunos do Complexo Escolar 5145 ficaram privados de assistir aulas por falta de carteiras, isto depois da sua inauguração em 2022 pela governadora da província de Luanda na altura Ana Paula de Carvalho.

“Enfim, tem sido cada vez mais difícil atravessamos estas dificuldades” contou outro gestor escolar também sob anonimato, revelando que na sua instituição o problema é mais grave por ser uma escola do ensino primário, e que por conta das constantes reclamações que tem feito a Direcção Municipal da Educação de Viana (DMEV) já foi várias vezes mau interpretado pelos seus superiores, e quase lhe tem custado a exoneração.

“Só não me tiram já como director, para que os colegas não comentem que é por conta das minhas intervenções, e eles (DMEV) ficarem mais na fotografia” concluiu sem acrescentar se quer mais uma palavra.

Visitas258

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *