MENSAGEM PARA JUVENTUDE NA VISÃO DO LÍDER JUVENIL NELSON GUILHERME.
ESCOLA MISSIONÁRIA NO BENGO IMPEDIDA DE ARRANCAR COM AS AULAS POR INSUFICIÊNCIA DE CASAS DE BANHO.
A Escola Missionária afecta à paróquia Nossa Senhora do Rosário do Panguila, foi impedida de arrancar neste ano letivo pela Inspeção Provincial da Educação do Bengo por alegada falta de 10 casas de banho.
Com oito salas e compartimentos já equipadas, a escola localizada no Sector Nove do Panguila, vulgo Teto vermelho previa o arranque das aulas neste ano letivo, mas a Inspeção Provincial da Edução do Bengo orientou para a construção de mais dez casas de banho como imperativo para começar com as aulas. Conforme fez saber o padre Jean Cloud, responsável da referida comunidade.
“Os quartos de banho que usamos são da igreja. Mas inspeção provincial da educação do Bengo passou a fazer uma fiscalização e deixou-nos uma recomendação para construir mais dez casas de banho e estamos a tentar procurar patrocínio para conseguirmos os quartos de banho, mas na verdade a nossa visão é arrancar, porque já pensamos que só com a catequese usamos as salas aos sábados e domingos, mas de segunda a sexta-feira as salas não são ocupadas, então, nessa nossa visão social que temos da nossa pastoral procuramos aumentar mais quatro salasno primeiro piso para termos oito salas, porque os requisitos do sistema do ensino em Angola, o mínimo é sete salas e conseguimos”
Esta informação caiu como um balde de água fria a população expectante, mas Jean Cloud pede calma e relança as espectativas para o próximo ano letivo, depois da conclusão da outra infraestrutura que poderá acolher estudantes do Ensino Médio.
“Tenham paciência, porque depois de concluir a obra temos que nos dirigir ainda mais no gabinete provincial de Educação para a legalização da escola e nos dar o número. Na nossa projeção é arrancar em Setembro de 2023, acreditamos que se tudo correr bem a grande obra do Ensino Médio até Abril vamos concluir e ali as oito salas que já temos servirão como salas anexas de apoio e neste sentido organizaremos três turmas de ensino de manhã de tarde e a noite, a noite será mais para alfabetização para as mamãs e jovens mães que já ultrapassaram a idade escolar (permitam-me a expressão), então vamos oferecer também esta oportunidade”
A zona conta apenas com uma escola pública não isenta de escassez de vagas, mas a outra grande preocupação do sacerdote oblato é a não conclusão do projeto, sobre tudo a não conclusão das estradas e a falta de canalização das águas das chuvas que ameaçam engolir as habitações a qualquer momento. Mas o missionário garantiu que esforços serão feitos no sentido de contactar a governadora do Bengo para melhorar esta situação.
“Sinceramente o projecto modular do Panguila foi um bom projecto, mas é inacabado, porque não terminaram a canalização das águas e a construção das estradas, se você reparar bem, é o último bairro do Panguila, quer dizer que, todas as águas da chuva que saem nas bombas da Sonangol e doto bairro Paguila, nós estamos no fundo e recebemos todas as águas, se não há canalização das águas acabaremos de perder as infraestruturas. Nós acreditamos que no próximo ano encontraremos novamente as nossas autoridades, a governadora para ver esta questão das estradas e as ruas,porque num lado, temos as obras sociais como escola que aproveita toda população, no mesmo tempo temos de procurar como proteger as mesmas obras com estradas, a canalização das águas para que possam durar e servir por muito tempo as pessoas que precisam”
Padre Jean Cloud que reside na referida comunidade a sete anos reconhece o crescimento espiritual e social da comunidade.
“Sendo humilde eu digo que esta comunidade cresceu muito, porque quando cheguei aos domingos aqui na sede paroquial a igreja não ficava cheia, mas agora já temos duas missas, uma dos jovens e enche, o primeiro pároco que estava aqui nunca celebrou nenhum casamento em quarto anos, mas já estamos a notar um crescimento para o curso de noivos, estamos a ver crescimento inúmero dos catecúmenos, estamos a ver uma adesão massiva,uma prova disto, nas férias desse ano organizamos várias formações, de cabeleireiro, da música sacra do piano, de inglês, pastelaria em fim é muitos jovens, mais de cem fizeram estas formações”. Disse o Missionário Oblato de Maria Imaculada, natural da RDC.
Repórter Freelancer: BENHÃO SAPO