“JÚ MARTINS TEM RAZÃO: O PODER POLÍTICO CONQUISTA- SE A FAZER. VOTA E VAI PRA CASA” – TITO CAMBANJE
Luanda – 1. O Presidente João Lourenço é um fazedor. Diferentemente de outros que vivem iludindo as pessoas com palavras. O MPLA apresenta obras com impacto na vida das famílias e das empresas . João Lourenço leva a sério o slogan da marca desportiva Nike “ Just do it”… O poder nunca deve estar vago . Quando estiver conquista – se . Depois de conquistado . Exerce – se . O poder é para ser exercido, tal como dizia Xenofonte.
Fonte: Club-k.net
2. Das palavras desse pensador sobre ideias políticas podemos claramente verificar e aprender que desde os primórdios da humanidade o homem sempre teve vocação natural para liderar .
3. Quando vejo o candidato da UNITA a dizer que reuniu-se com altos dirigentes do MPLA e sentiu acolhido revela três aspectos fundamentais.
4. Em primeiro lugar quem sempre esteve do lado beligerante e da guerrilha fica descompassado quando encontra afabilidade, cortesia e sentido de Estado. Em segundo lugar, notamos que passam os tempos , mas as vontades da UNITA continuam as mesmas : orientação natural para o confronto, não de ideias o que seria salutar , mas orientação natural para a guerra .Em terceiro lugar, Adalberto da Costa Júnior veio tirar as dúvidas de quem ainda acredita nele, que ele não tem sentido de Estado, não tem responsabilidade e falta-lhe maturidade política suficiente para debater sobre os grandes assuntos do Estado…
5. Ser esperto na vida não compensa. O que ele protagonizou naquele comício foi mais um exercício de vaidade sem conteúdo . Provando mais uma vez que a sua conduta é alicerçada na pirotecnia e não na substância.O líder da UNITA tem clara noção de que vai perder as eleições. E vai mesmo perder. Vai perder de forma estrondosa. Está a tentar usar o seu eleitorado para que no momento pós – eleitoral, em que claramente vai perder, culpar terceiros e fomentar práticas que serão repelidas pelos órgãos do Estado . Culpar órgãos do Estado que de forma livre, abnegada , responsável, transparente e independente trabalharão no processo eleitoral todo.
6. Reitero aqui a falta de maturidade política e sentido de Estado porque do que temos aprendido com a história: em alguns países como os Estados Unidos e alguns países nórdicos é absolutamente normal existirem Pactos de Nação, mas esse tipo de acordos em prol de valores fundamentais como a estabilidade nacional, segurança, integridade territorial e bem estar comum. Nunca são revelados em praça pública como se de uma vitória se tratasse,revelando emoção , amadorismo e falta de comprometimento até com o próprio eleitor.
7. É mister realçar aos cidadãos de todo mundo, que se interessam pelos nossos assuntos, que da forma como está estruturado o nosso país o MPLA vai mesmo vencer as eleições. E vai certamente vencer com mais votos do que os votos que conseguiu em 2017. O Presidente da UNITA é alguém com quem não devemos sentar para discutir assuntos sérios. Podemos sentar para conversar sobre assuntos triviais. Mas nunca sobre assuntos que digam respeito ao bem estar comum.
8. No que diz respeito à esperteza do candidato da UNITA podemos ressaltar o seguinte : aproveitou bem a orientação do MPLA , pois o MPLA com elevado sentido de responsabilidade, recomendou os seus militantes de base e dirigentes a não organizarem grandes actos de massas por causa das restrições impostas pelos órgãos de saúde resultantes da covid-19.
Esta orientação criou a ideia ilusória de que os actos realizados pela UNITA são uma demonstração de que com isso teria muitos votos .
9. Essa ideia ilusória correu tão bem à UNITA que teve um efeito positivo para o MPLA. Passo a explicar: a UNITA criou a narrativa de que poderiaa vencer as eleições. Esta narrativa arregimentou em massa o eleitorado do MPLA, os indecisos, os amigos e os simpatizantes do MPLA que não querem de nenhuma forma serem governados pela UNITA por causa do retrocesso civilizacional que isto daria lugar na vida das famílias e empresas. Essa narrativa aumentou o número de pessoas a inscreverem-se no MPLA. Aumentou o número de pessoas a participarem nas actividades do MPLA. Porque para estas pessoas é inconcebível Angola ser governada pela UNITA .
10.O MPLA e o seu candidato João Lourenço vão vencer as eleições por vários motivos, dentre os quais posso citar os seguintes : os investimentos no sector da saúde , educação, emprego de quase 500 mil pessoas, habitações sociais, saneamento básico, transportes públicos, energia elétrica, água , bom ambiente para realizar negócios e na diplomacia económica são visíveis . O prémio de Campeão da Paz e da Reconciliação pela União Africana é o corolário disto mesmo . O MPLA com a sua grande capacidade de mobilização e demonstração de bem fazer tem granjeado aceitação das pessoas para a manutenção do poder , não o poder pelo poder , mas sim ter poder para continuar a mudar positivamente a vida das famílias e das empresas.
11. No romance Os Irmãos Karamazóv, de Fiodór Dostovieski, há um trecho em que o autor diz o seguinte :”… Não mintas …. E principalmente, não mintas a ti mesmo…” . Pelos vistos Adalberto da Costa Júnior vai passar todo o tempo a falar sozinho e a mentir reiteradamente a si mesmo . Jú Martins é rigorosamente um homem a frente do seu tempo.O conceituado e prestigioso estratega Secretário do Bureau Político do MPLA Jú Martins deve ter ficado estarrecido e perplexo com as declarações de Adalberto da Costa Júnior com as inúmeras inverdades que este debitava a sorrir durante um comício para os que já estavam convencidos nas falácias que ouviam. O enorme e brilhante Virgílio de Fontes Pereira deve ter ficado indignado ao ver um aprendiz de feiticeiro que é Adalberto da Costa Júnior a mentir serenamente sem gaguejar. A direção do MPLA não deve preocupar – se com esse tipo de populismo, demagogia e falta de foco . Pois como dizia Platão : “… Todo o caminho é bom quando não se sabe aonde se quer ir…” Não há dúvidas de que a UNITA de ACJ não sabe para aonde ir . Pegando em qualquer bengala .
12.A grande generalidade dos angolanos confia no MPLA e no seu candidato João Lourenço e isto certamente vai conduzir a uma vitória estrondosa do MPLA que acredito piamente que será com maioria qualificada. A situação actual faz com que o estoico povo angolano tenha optimismo na vontade de ter uma Angola melhor para todos. O Presidente João Lourenço consegue transmitir essa mensagem de esperança de forma magistral ….
13. Os mortos não votam e como tal até ao dia das eleições infelizmente teremos mais , o que é natural , mortes que hão de e manter-Dizer que os mortos não votam .Todos sabemos que o voto é presencial significa que quem morreu não pode marcar presença . Serão contados apenas os votos dos que vão dirigir – se as mesas de votos. É imperioso recordar que todos esses actos numa fase embrionária serão escrutinados pelos delegados de todos os partidos políticos que estão devidamente inscritos. No dia 24 cada cidadão vota e deve ir para casa dentro do espírito de respeito às normas de conduta eleitoral que deve imperar sobre todos os intervenientes e patriotismo.
Viva Angola …
Tito CAMBANJE, Advogado- Fiscalista
Fonte: club-k.net