MANUEL HOMEM: VOLTA A HUMILHAR TRAJETÓRIA DO EX .MINISTRO DO INTERIOR.
AJACOM LANÇA CAMPANHA DE REFLEXÃO SOBRE ÀS DROGAS NO MUNICÍPIO DE CACUACO.
A Associação Juvenil de Apoio às Comunidades (AJACOM), procedeu esta sexta-feira, 14 de Junho, na Agência Missionária Evangélica para as Nações (Amén), cita na Comuna da Funda, Município de Cacuaco, em Luanda, ao lançamento oficial da abertura da semana de reflexão sobre às drogas, que decorre sob o lema “Juventude Comprometida Por Uma Angola Sem Drogas”.
Com um público de mais de cem participantes maioritariamente constituída por adolescentes e jovens, uma das palestrantes frisou que as famílias devem estar atentas aos primeiros sinais em casa de quem consume drogas. A Psicologia Clínica Catarina de Sousa alertou às autoridades a gozar políticas que visam controlar o acesso a estas substâncias por qualquer pessoa, sobretudo menores de idade.
A Administradora Comunal da Funda, Etelvina Raimundo, avançou que ao nível da sua localidade têm sido levadas a cabo palestras e workshops sobre os perigos das drogas “sou psicóloga de formação e fruto do conhecimento aprendido na academia, tenho levado estas informações aos municípes, pais, adolescentes, jovens e mulheres, porque estas substâncias são segundo aquilo que temos visto, as maiores causadoras dos lares”.
Watuzemba Frederico, Secretário Geral desta Associação, avançou que este projecto de palestras e workshops visa essencialmente sensibilizar os jovens, por forma a juntar-se a luta das autoridades afim de combater este fenómeno que destruí o consumidor, e os seus lares familiares.
O responsável acrescentou ser necessário que tanto as organizações, como as autoridades não se cansam de sensibilizar, porque considera ser inadimissível a perda de vidas humanas por conta das drogas “temos como parceiro o INALUD, e igualmente ajudamos quem precisa a ser reabilitado e depois devolvido e reintegrado no seio familiar” sustentou.
O evento insere-se na semana de reflexão sobre as drogas “Viva Sem Drogas”, projecto de prevenção e combate ao uso de drogas, levado a cabo pela AJACOM desde 2012.
O projecto visa promover acções de sensibilização aos adolescentes e jovens sobre a prevenção ao uso de drogas, e contribuir na redução dos consumidores destas substâncias no país.
A Associação Juvenil de Apoio às Comunidades é uma organização sem fins lucrativos, apartidária, que tem como finalidade prestar apoio às pessoas carentes, com maior incidência para as crianças, jovens, mulheres, idosos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, pobreza, e acompanhamento especializado.
O foco da ONG é a promoção da Educação, Saúde e Bem-Estar, Combate à fome e a pobreza, Advocacia Social, Defesa dos Direitos Humanos, Protecção da Criança, Empoderamento da Jovem Mulher, Sensibilização e Valorização do Meio Ambiente e Acompanhamento às Famílias em Situação de Vulnerabilidade.
Repórter Delgado Teixeira
2 Comments
0hip9t
AIXgzKuxLNsPfWb