KILAMBA KIAXI: ADMINISTRADORA NAULILA ANDRÉ ACUSADA DE QUERER TOMAR O MERCADO DA CALEMBA II PARA FINS PESSOAIS.
Popriedade privada da anciã, Teresa António, de 76 anos de idade, de nacionalidade angolana, o conhecido “Mercado da Calemba II”, continua a ser objecto de dispusta de titularidade, tendo em conta que a Adminstração do Kilamba Kiaxi vem sendo acusada de querer tomar o referido espaço, tendo orientado a destruição da vedação do mercado, numa acção duramente criticada pelas feirantes.
A postura “arrogante” e ambiciosa de querer receber os mercados privados no município, face ao silêncio do Governo da Província de Luanda, sobre os vários conflitos, deixam a imagem da Administradora Municipal Naulila André cada vez mais manchada, sendo que todos munícipes auguram pela sua exoneração, por que nada tem feito para dar respostas as preocupações das populações sobretudo das zonas adjacentes a valas no Golf 1.
A falta de capacidade de diálogo e a postura de prepotência de Naulila André e o seu pelouro levaram que procedecem com a destruição da vedação do mercado, construído pela família Teresa António, e de seguida orientado a cidadã Maria Domingos, popularmente conhecida por Cámia, a construir lojas no referido espaço onde funciona o mercado.
O espaço segundo a família, foi concebido na altura quando Teresa António, funcionária da então Delegação Provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, inscrita com o número de ordem 130/60, através desta, conseguiu a titularidade de uma parcela de terreno para fins agro pecuária, localizado no Município de Kilamba Kiaxi.
Em 2018, a Administração Distrital da Sapú, por intermédio de Isabel Morais, a data dos factos administradora, num contrato verbal, solicitou a esta família que alocasse as vendedeiras de rua com o objectivo de pôr fim a venda desordenada na rotunda da Calemba II.
A família cedeu o pedido, mutuamente acordado que devia cuidar da gestão e assim aconteceu, com o compromisso apenas de transferir para administração 30% dos valores arrecadados, até aí, tudo andava em conforme os acordos.
A família é surpreendida em Fevereiro de 2023 pela Administração Municipal na era Naulila André, que sem aviso prévio decidiu assumir a gestão do mercado, apesar de estar fechado e com seguranças contratados, violando assim inicialmente o acordo que é apenas a transferência dos trinta por centos.
De referir que Naulila André tem sido também acusada de querer receber a Feira da Liberdade, um outro mercado cito no Golf II.
Repórter Delgado Teixeira