HOSPITAL DE CALUQUEMBE EQUIPADO COM NOVO BLOCO OPERATÓRIO, SALA DE RAIO-X E LABORATÓRIO
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, inaugurou o Bloco Operatório e a unidade de Raio-X que foram reabilitados no Hospital Evangélico de Caluquembe, a Norte da Huíla, no âmbito de um conjunto de trabalhos de reabilitação da infra-estrutura que passou ainda pela construção de um novo Laboratório na unidade de saúde.
O Projecto de Reabilitação de Infra-Estruturas do Hospital de Caluquembe, que teve início em finais de Abril de 2022 e foi executado pela OMATAPALO Engenharia e Construção, incluiu ainda a colocação de uma nova vedação em torno do hospital, a par de arranjos exteriores.
A reabilitação do Bloco Operatório passou pela demolição parcial do interior do edifício, para execução de nova arquitectura com as divisões e fluxos devidamente definidos para um melhor atendimento aos utentes e funcionamento do edifício.
A nova aquitectura do Bloco inclui como divisões, para além da sala do próprio Bloco Operatório, uma sala de Raio-X, sala de triagem/consultório médico, sala de pré-trauma, sala de gessos, sala de pequenas cirurgias, gabinete de anestesista, sala de instrumentação/armazém, sala transfer.
Recobro, três zonas técnicas, sala de esterilização, sala de laboratório composto, entre outras, nomeadamente instalações sanitárias e balneários.
A empreitada, que contou com a mão-de-obra de mais de 100 trabalhadores, incluiu ainda o fornecimento e instalação de geradores, a reabilitação do sistema de bombeamento de água, assim como a instalação de um sistema para o seu tratamento, e o fornecimento de equipamentos e mobiliário hospitalar.
O Hospital Evangélico de Caluquembe, localizado estrategicamente entre as cidades de Lubango, Benguela e Huambo, constitui a primeira instituição clínica da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), concluída em 1947 e alvo de uma primeira ampliação em 1972.
A sua localização privilegiada concede-lhe um valor único no que diz respeito ao atendimento de sinistrados nas duas estradas nacionais que ligam as províncias da Huíla, Benguela e Huambo,
assim como no atendimento das populações distanciadas dos centros urbanos.
“A qualidade dos serviços de saúde prestados às populações passa também pelas condições infraestruturais e logísticas das unidades de saúde, a par do seu equipamento. A OMATAPALO, com a sua vasta experiência nesta área, orgulha-se de ter contribuído para a melhoria de mais um hospital que vem oferecer melhores cuidados médico e médico-cirúrgicos a milhares de utentes da Huíla, de Benguela e do Huambo”, refere Edmar Manuel, porta-voz da OMATAPALO.
A OMATAPALO, que está a celebrar o 20.º aniversário, tem desenvolvido várias obras relevantes
na área da saúde na Huíla, tais como o Hospital Central do Lubango, incluindo o seu Centro de
Hemodiálise, assim como a reabilitação, ampliação e apetrechamento da Maternidade Irene Neto, também na capital da mesma província.
Na inauguração desta obra, estiveram igualmente presentes o Governador da província da Huíla,
Nuno Mahapi Dala, o presidente da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), Reverendo Diniz
Eurico, que fez algumas intervenções no acto inaugural, representantes da fiscalizadora DAR Angola, assim como outros membros do governo e autoridades tradicionais.
2 Comments
dapoxetina generico Rather than enhancement of gonadotropin- dependent folliculogenesis during clomiphene treatment cycles, ovulation was delayed in 18 of 18 treatment cycles
buy online propecia The wide range of amino acid functions, including amino acid synthesis, breakdown, and transport, has provided numerous targets for the development of drugs