ADÃO FILIPE ESCREVEU: YURI DA CUNHA… UM GRANDE. UM MAIORAL DA MÚSICA POPULAR ANGOLANA
Pra mim, indiscutivelmente o maior espetáculo dos últimos 10 ANOS. Tecnicamente muito bem concebido, ousado na estrutura projetada e acima de tudo, profundamente angolano na sua expressão e musicalidade.
Este Show dos 30 anos de carreira de Yuri da Cunha, marcou um momento bastante interessante. A definição das fortes referências e influências do seu percurso musical, bem vincadas nas obras de Kituxi, Euclides da Lomba, Irmãos Almeida e Paulo Flores, por ele apresentadas, algumas em dueto com os seus autores.
O suporte da banda de Yuri da Cunha integrou Chico Santos, Dinho, Nelo Paim, Mayo que foi o director musical, Chalana, Manecas Costa, Sankara, Kiari, Genial e Carla Moreno no coro, numa clara amostra de competência e compromisso com o bem fazer pela nossa musica.
O passeio Musical proporcionado por Yuri da Cunha, foi uma verdadeira demonstração do seu percurso musical, acumulado ao longo dos 30 anos. A preocupação com a estética sonora, simplesmente estupendo, tecnicamente elevado, com uma qualidade digna de um espetáculo do mais alto nível, como foi o que se assistiu na ilha de Luanda.
O Yuri foi igual a si mesmo! Expressivo, interativo, musicalmente dinâmico e culturalmente contextualizado.
Conhecedor de onde vem, consciente do lugar em que está hoje e dos ziguezagues para cá estar, demostrou que ainda tem uma missão para o futuro, continuar a ser um forte contribuinte para a maximização da nossa música popular.
Com um público que respondeu a todos impulsos dados a partir do palco, era expectável que pudéssemos ver muito mais artistas angolanos na plateia daquele recinto a celebrar, não necessariamente os 30 anos de carreira do Yuri da Cunha, e sim, a música Angolana que tem sim no YURI DA CUNHA um honesto e verdadeiro divulgador.
Para quem lá esteve como eu, o saldo é de enorme emoção e agradecimento por termos um YURI DA CUNHA na música popular Angolana.