Thursday Abril 25, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ASSUNTOS POLÉMICOS DA FNLA E DA POLÍTICA DO PAÍS SERÃO ABORDADOS NO LIVRO DE MEMÓRIAS DE NGOLA KABANGU.

A informação foi confirmada pelo próprio nacionalista Ngola Kabangu no sábado (3), em Luanda, quando dissertava sobre o seu percurso, no âmbito do projecto “reencontro com a história” organizado pelo Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA).

O livro segundo revelou o ex presidente da FNLA, será lançado ainda este ano, como uma publicação biográfica, no qual deverão constar para além de acontecimentos históricos e polémicos da política angolana nas quais esteve envolvido, vai trazer também aspectos da sua vida enquanto político e homem de família.

Para Ngola Kabangu esta será uma obra de  memórias, onde vai dividir com os cidadãos as vivências dos seus 80 anos de idade, bem como também questões polémicas, entre as quais o envolvimento do seu nome nas fricções no seio da FNLA, partido que chegou a liderar depois da morte do líder fundador, Álvaro Holden Roberto, bem como a sua participação em importantes cimeiras, nas quais foram discutidos os destinos do país.

“Vamos, também, procurar esclarecer alguns assuntos que se tornaram públicos e de que fui vítima, mas que não condizem com a verdade”, explicou.

O antigo deputado e líder da FNLA prometeu tudo fazer para que o livro seja acessível aos estudantes, de tal modo que tenham acesso ao que considerou “a verdadeira História de Angola”. Revelou ainda que o rumo que o país seguia no passado não reflectia os desígnios que orientaram os três movimentos de libertação nacional.

Por isso, aconselhou os jovens que pretendem fazer política a adoptarem actitudes responsáveis, respeitando limites, de tal modo que seja um desafio de ideias e de projectos, “cujo objectivo é atingir o poder, mas abstendo-se de campanhas de hostilização do adversário”, por forma a evitar os erros do passado.

Lucas Ngonda, ex-presidente da FNLA, também presente no acto, disse ser importante que os jovens preservem as suas fontes orais e defendeu que se lhes dêem oportunidades para se expressarem relativamente aos conhecimentos que têm sobre a História de Angola.

O secretário-geral do Movimento de Estudantes Angolanos, Artur Sousa, esclareceu que o projecto “Reencontro com a História”, que já vai na segunda edição, tem como objectivo aproximar a comunidade estudantil com a história, contando com declarações de figuras políticas e de outras vozes autorizadas.

Tem diploma de engenheiro electrónico, passado pelo Instituto Superior de Electrónica da Eslovénia (quando ainda pertencia à República Federal Socialista da Jugoslávia), é na política que Ngola Kabangu se notabilizou.

Natural de Luanda, nasceu em Fevereiro de 1943, integrou a UPA (sucessora da FNLA) em 1958, tendo sido, posteriormente, ministro do Interior no Governo de Transição.

Antigo vice-presidente da FNLA durante a liderança de Holden Roberto, Kabangu sucedeu ao líder histórico em 2007, após a morte deste. O engenheiro foi substituído na liderança do partido em 2011, durante o III Congresso, cujas eleições foram ganhas pelo sociólogo e docente universitário Lucas Ngonda.

Em 2022, Ngola Kabangu foi nomeado pelo Presidente da República administrador não executivo da Empresa nacional de Diamantes de Angola (Endiama). Repórter Delgado Teixeira

Visitas75

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *