Friday Julho 19, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, CAROLINA CERQUEIRA, POR OCASIÃO DO 60º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DA UNIÃO AFRICANA E COMEMORAÇÃO DO DIA DE ÁFRICA.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, CAROLINA CERQUEIRA, mensagem no dia25 de Maio: Celebramos o sexagésimo aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana, hoje designada União Africana. Neste dia também dedicado especialmente ao continente africano gostaria de em nome de todos os deputados à Assembleia Nacional manifestar o nosso comprometimento para o alcance dos objectivos de uma ÁFRICA integrada, próspera e pacífica, impulsionada pelos seus próprios cidadãos.

Temos um continente com um potencial económico extraordinário, caracterizado por uma população jovem em franco crescimento, inúmeros recursos naturais e uma biodiversidade imponente capaz de promover um desenvolvimento sustentável para a ÁFRICA que queremos, no quadro da agenda 2063.

Por isso, todos os dias dos nossos trabalhos procuramos, com os nossos parceiros sociais, quer a nível nacional como a nível regional e global, tornar efectivo o sonho de uma África em que prevaleça a justiça social, o estado democrático de direito, a equidade e a prosperidade para todos. Hoje, é também um dia especial para reiterar o apelo ao silenciar das armas em troca do diálogo e da concórdia bem como mobilizar toda comunidade africana para juntos trabalharmos no sentido de alterar o estado de uma ÁFRICA ainda marcada por muitos desafios como o da fome e extrema pobreza, das doenças endémicas, dos crimes transfronteiriços, das violações dos direitos humanos e da justiça, da boa governação e democracia, defesa do ambiente, ameaças e catástrofes naturais causadas pelas alterações climáticas, desenvolvimento sustentável e crescimento económico inclusivo e dourável.

Com o contributo e o concurso do trabalho árduo de todos, ÁFRICA será um continente melhor e renovado de esperança, bem-estar e de um futuro promissor para as novas gerações.

Visitas124

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *