Saturday Abril 27, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE LÍDER DO FÓRUM PARLAMENTAR- PAZ PARA OS GRANDES LAGOS DOMINA ENCONTRO.

A situação de paz, segurança e desenvolvimento dominou a audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu, esta segunda-feira, 22 de Maio, à líder do Fórum dos Parlamentos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), Jemma Nunu Kumba.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, no Palácio Presidencial, a líder parlamentar regional disse que a ocasião serviu para apresentar ao Chefe de Estado angolano as resoluções e declarações da última sessão plenária do Fórum Parlamentar, realizada em Juba, Sudão do Sul.

“Essas resoluções foram remetidas à sua excelência, senhor Presidente da República de Angola, na qualidade de Presidente para a Região dos Grandes Lagos, para que, por sua vez, possa transmiti-las à Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Região dos Grandes Lagos”, referiu. 

Jemma Nunu Kumba disse que durante o Fórum Parlamentar foram produzidas resoluções e decisões sobre matérias que tem a ver com o conflito na República Democrática do Congo (RDC), na República do Sudão e no Sudão do Sul.

“O Presidente da República recebeu as recomendações com grande preocupação, com relação àquilo que está a acontecer na República do Sudão, principalmente os seus efeitos, no que diz respeito às pessoas, portanto, o número de mortes, pessoas deslocadas internas e refugiados e também as consequências que daí podem advir”, realçou Jemma Nunu Kumba.

Segundo a parlamentar, João Lourenço exprimiu a sua vontade política no sentido de apoiar o Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, a continuar os esforços de mediar o conflito na República do Sudão.

Ainda de acordo com Jemma Nunu Kumba, o Estadista prometeu exortar todos os parlamentos e chefes de Estado, a nível da região, a fim de juntarem esforços para continuarem a apelar às partes em conflito de forma a que possam dar oportunidade à paz e colocar fim à guerra que eclodiu na República do Sudão.

Jemma Nunu Kumba, igualmente presidente do parlamento do Sudão do Sul, efectua uma visita de trabalho de cinco dias ao país e é acompanhada por uma delegação que integra os presidentes dos parlamentos do Quénia e da Zâmbia.

O FP-CIRGL é uma organização interparlamentar que reúne parlamentos nacionais dos 12 Estados-Membros da CIRGL, designadamente Angola, Burundi, Congo, República Centro-Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.

O Fórum foi instituído a 4 de Dezembro de 2008, em Kigali, Ruanda, na sequência da assinatura do Acordo Interparlamentar.

Angola aderiu ao órgão em Novembro de 2014. Fonte: CIPRA

Visitas144

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *