Wednesday Abril 24, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

GOVERNO APROVA DESPESA DE 1,3 MIL MILHÕES DE EUROS PARA CONCEPÇÃO DA LINHA AMARELA DO METRO DE SUPERFÍCIE DE LUANDA.

O Presidente João Lourenço autorizou, via despacho presidencial, uma despesa por contratação simplificada para atender às obras de concepção da futura Linha Amarela do Metro de Superfície da capital do país, que ligará o Porto de Luanda e a Centralidade do Kilamba, no valor global de 1,3 mil milhões de euros.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 53/23, de 22 de Março, o contrato, por ajuste, o 30.º só este ano, será firmado com a empresa Siemens Mobility, o departamento especializado em mobilidade ferroviária da alemã Siemens.

A entrega da obra à Siemens Mobility já era conhecida, mas é agora oficializada pelo executivo angolano, para que esta comece com a “concepção, construção, implementação, fornecimento de equipamentos e tecnologia” ligados à Linha Amarela do futuro Metro de Superfície de Luanda.

No decreto, o Presidente da República delega ao ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, competências, com a capacidade para subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento e verificação de validade e legalidade de todos os actos praticados neste processo.

A empresa alemã vai, assim, ser a responsável pela linha em via dupla do Metro de Luanda na ligação do Porto de Luanda à Centralidade do Kilamba, com uma extensão aproximada de 39 quilómetros.

Este projecto inclui o parque de manutenção de equipamentos em cada uma das extremidades da linha, por onde vão circular os 68 veículos articulados com quatro unidades (carruagens) cada, estando ainda compreendido todo o necessário para a sua funcionalidade, desde a inspecção à energia exigida e o sistema de controlo do tráfego ferroviário.

O despacho presidencial indica ainda que seja a ministra das Finanças a assegurar os recursos financeiros necessários para a execução do projecto.

Visitas117

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *