Thursday Abril 25, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO EM VISITA DE TRABALHO AO JAPÃO

Joao Lorenço

A informação foi divulgada, quinta-feira, pelo secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, segundo o qual a agenda do Presidente João Lourenço prevê encontros de trabalho com altas figuras do Estado japonês.

Adiantou que no país asiático o Chefe de Estado angolano vai trabalhar nas cidades de Tóquio, Nagoya e Kyoto, estando reservada para a capital, Tóquio, actividades políticas e protocolares.

Angola e Japão pretendem incrementar a cooperação nos domínios Político, Económico e Cultural, sobretudo no processo de industrialização e superação de desafios nas áreas da Agricultura e do desenvolvimento dos Agronegócios, Petróleo e Mineração.

A cooperação bilateral começou em 1988 como Ajuda de Emergência, por via do UNICEF.

Depois do fim da guerra em Angola, em 2002, o Japão passou a realizar assistência nas áreas de desminagem, reinserção social de ex-soldados e reintegração de refugiados.

No âmbito da reconstrução nacional de Angola, o Japão tem estado a realizar assistência no quadro de organizações internacionais, em segmentos como ajuda alimentar e assistência aos agricultores e à pobreza.

O apoio do Japão se estende à assistência ao repatriamento de refugiados, instalações de abastecimento de água, construção de escolas primárias, rede de comunicação e portos.

No sector da Saúde, desde 1996, o Japão doou 40 milhões dólares para a reabilitação e equipamento do Hospital Josina Machel, que é de referência no país.

No âmbito da cooperação económica, nos últimos anos estão a ser utilizados conhecimentos e experiências do Japão, nas áreas de desenvolvimento de cultivo de arroz e de formação profissional.

Fonte: Jornal de Angola

Visitas69

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *