Thursday Abril 25, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

O INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (INE) ANUNCIOU QUE ESTÁ EM CURSO PELO PAÍS A ACTUALIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA, PROCESSO QUE DECORRE ATÉ FINAIS DESTE ANO PARA DEFINIÇÃO E REDEFINIÇÃO DOS LIMITES DOS BAIRROS, VISANDO O CENSO DA POPULAÇÃO E HABITAÇÃO 2024.

Nesta etapa, que antecede o recenseamento piloto em 2024, o INE prevê dividir o país em cerca de 92 mil secções para efeitos de entrevistas aos agregados familiares, quando o seu director geral estima um crescimento anual de 900 mil habitantes em Angola.

O Instituto Nacional de Estatística (INE), órgão executivo central de produção e difusão de estatísticas oficiais de Angola, diz que está em curso pelo país a actualização da cartografia, sendo esta a primeira etapa do Recenseamento Geral da População e Habitação – CENSO 2024.

Segundo o INE, está fase inicial, que decorre até finais de 2023, consistirá em definir e redefinir os limites dos bairros.

Para sua efectivação o órgão contará com cartógrafos, informáticos e motoristas em todo o espaço do território, uma fase em que se prevê dividir o país em cerca de 92 mil secções para efeitos de entrevistas aos agregados familiares.

As acções em curso são tuteladas pelo departamento de censo e inquéritos especiais do INE, cujo trabalho, segundo o seu director geral, José Callengi, conta com o apoio de organismos internacionais.

A segunda etapa do processo, agendada para 2024, será o recenseamento piloto, para testar o processo de prontidão para a realização do CENSO 2024.

O Recenseamento da População numa operação de recolha completa, compilação, avaliação, análise e publicação de dados demográficos e socioeconómicos,

E o Recenseamento da Habitação em operação igualmente de recolha completa, compilação, avaliação, análise de todas as habitações e dos seus ocupantes no território nacional, compreende a derradeira etapa do processo.

O Instituto Nacional de Estatística estima para 2024 uma população de cerca de 35 milhões de habitantes, quando a média anual de crescimento da população angolana é de 900 mil habitantes.

O último Recenseamento geral da População e Habitação em Angola foi realizado em 2014.

Visitas156

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *