Tuesday Janeiro 31, 2023
RÁDIO CASIMIRO - Logo

UM HISTORIAL DA PRIMEIRA CIMEIRA EUA-ÁFRICA 13 DE DEZEMBRO 14 DE DEZEMBRO 15 DE DEZEMBRO

Cimeira de Líderes EUA -Àfrica arrancou, em Washington, com debate sobre o papel vital da sociedade civil e a força das comunidades da diáspora africana nos Estados Unidos. O evento serve para apresentar uma série de sessões sobre temas como comércio e investimento, saúde e mudança climática, paz, segurança, boa governação O segundo dia centra-se no aumento do comércio bilateral e do investimento no Fórum Empresarial EUA-África (USABF).
Líderes do sector privado de mais de 300 empresas americanas e africanas reúnem-se com os chefes de delegações para catalisar investimentos em sectores essenciais, incluindo Saúde, Infra-estrutura, Energia, Agronegócio e Digital. São parceiros decididos a construir um futuro mais próspero e resiliente.
O compromisso é de criar empregos, impulsionar o crescimento inclusivo e sustentável em ambos os lados do Atlântico. O terceiro dia da Cimeira de Líderes EUA-África é dedicado a discussões de alto nível entre os líderes, com o Presidente Joe Biden. O encontro abre com uma sessão sobre parceria na Agenda 2063, a visão estratégica da União Africana para o continente.
Segue-se um almoço de trabalho presidido pela Vice-Presidente Kamala Harris. No retomar dos trabalhos, o Presidente Joe Biden encerra o dia com uma discussão sobre segurança alimentar e resiliência dos sistemas alimentares, uma questão essencial para África, afectada desproporcionalmente pelo aumento dos preços de alimentos e fertilizantes e interrupções nas cadeias de abastecimento globais como resultado da guerra entre a Rússia e Ucrânia. No final do dia, o Presidente Joe Biden recebe um pequeno grupo de líderes na Casa Branca para uma discussão sobre as próximas eleições presidenciais em 2023 e o apoio dos EUA a eleições livres, justas e fiáveis em África. Joe Biden recebeu todos os 50 chefes de delegações e seus cônjuges para jantar na Casa Branca.
A primeira Cimeira Estados Unidos-África foi realizada entre 4 e 6 de Agosto de 2014, em Washington. Diversos líderes nacionais, entre Chefes de Estado e de Governo, de 50 Nações africanas participaram na Cimeira, dirigida pelo Presidente Barack Obama. Angola foi representada pelo então Vice-Presidente Manuel Vicente. O tema principal das reuniões foi cooperação nas áreas de Comércio, Investimento Internacional e Segurança no continente africano.
A Cimeira tinha sido anunciada durante a segunda visita oficial do Presidente Barack Obama à África, em 2013, num contexto de revisão da política dos EUA para o continente africano, com vista “a fortalecer ainda mais os laços com uma das regiões mais dinâmicas e de crescimento mais rápido do mundo”.
A expectativa era de que a Cimeira avançasse alguns elementos-chave e “estratégicos” da Política de Administração de Obama em África e os principais anúncios feitos durante a sua viagem a África, incluindo o foco em comércio e investimento em África, energia e desenvolvimento de infra-estruturas, da paz e da governação democrática. Como país anfitrião e promotor da Cimeira, a agenda e os convites, foram determinados pelo Governo dos Estados Unidos, que se reuniu com a Comissão da União Africana e informou igualmente aos embaixadores africanos representados em Washington sobre os preparativos para o Fórum e a agenda. Realizada durante três dias, a primeira Cimeira inclui as seguintes componentes:
4 DE AGOSTO
• No primeiro dia do evento, Barack Obama recebeu os signatários estrangeiros para cerimónia de assinaturas de acordos e definição de metas para a Cimeira. Almoço de recepção no Capitólio com os Membros do Senado dos EUA e do Congresso e envolvimento dos Directores Executivos/Líderes
5 DE AGOSTO
• Sessão oficial Fórum de Negócio EUA -África e Fórum de AGOA dos Ministros do Comércio À noite, jantar de Estado, na Casa Branca, para os 50 líderes africanos e outros convidados.
6 DE AGOSTO
• Reunião dos Líderes da Cimeira, entre o Presidente Obama e HOSG Africano
• Conferência de imprensa do Presidente Obama. Os líderes Africanos terão a oportunidade de se reunir com a imprensa do outro lado da rua do Instituto da Paz dos EUA. Agenda da Reunião da Cimeira dos Líderes
• Sessão 1: Investir para o futuro
• Sessão 2: Paz e Segurança Regional
• Sessão 3: Governar para a próxima geração A primeira Cimeira EUA-África foi considerada um dos maiores eventos diplomáticos realizados durante a Administração Obama.

Visitas149

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *