Friday Março 29, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

ANGOLA REPETE TÍTULO DE VICE-CAMPEÃ DO MUNDO FUTEBOL PARA AMPUTADOS

A Selecção Nacional perdeu este domingo com a congénere da Turquia, por 1-4, na final do Campeonato do Mundo de futebol para amputados, sagrando-se vice-campeã como ocorreu em 2014, na cidade de Culiacan, México.

Na final desta 16ª edição, disputada em Istambul (Turquia), Angola experimentou situações pelas quais não estava preparada, nomeadamente um público hostil, que aderiu ao estádio de Galatasaray em quase metade da sua lotação, 52.280 espectadores, e uma árbitragem dúvidosa.

Depois de um início prometedor, em que os então campeões em título estiveram próximos de marcar, aos dois minutos, com Heno Guilherme isolado a rematar ao lado,  os anfitriões acabaram por inaugurar o marcador aos 18 minutos.

Diante de um ruído ensurdecedor dos locais, quase ofuscando os mais de 30 cidadãos nacionais residentes, a selecção nacional ainda igualou a contenda, por intermédio de Heno Guilherme, aos 21´, numa jogada de insistência após marcação de livre directo.

Igualadas a uma bola até ao intervalo, Angola sucumbiu as adversidades impostas fundamentalmente pela arbitragem tendenciosa em alguns momentos da partida e permitiu uma derrota que não espelha a sua capacidade competitiva.

O segundo golo dos anfitriões surgiu de grande penalidade, aos 30´, que suscita dúvidas com os árbitros em desacordo. O primeiro assinalou livre de fora de área e o segundo o contrário.

O terceiro tento foi na sequência de um lance cuja bola já havia transposto a linha do fundo, aos 41´, numa altura em que as substituições não surtiram os efeitos desejados no volume de jogo defensivo e ofensivo dos pupilos de Augusto Tcheto.

Com as maiores unidades de Angola no ataque Heno Guilherme, João Chiquete e José Candeeiro bem marcadas, o futebol ofensivo ficou comprometido, situação aproveitada pelos donos da casa para jogar no contra-ataque.

Procurando diminuir a desvantagem e nervosa perante as intempéries do desafio, o conjunto nacional acabou sofrendo o quarto golo aos 49´ dos 50 regulamentar.

Com este resultado, a Turquia conquista o Campeonato do Mundo, redimindo-se da derrota de 2018, na cidade de San Joan de Los Lagos (México), por 4-5, aos penáltes, após igualdade a três bolas até ao prolongamento.

O próximo Campeonato do Mundo será disputado em 2026, em país ainda por definir.

Visitas86

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *