Thursday Abril 25, 2024
RÁDIO CASIMIRO - Logo

EM ACTUALIZAÇÃO: JOÃO LOURENÇO TOMA POSSE EM ANGOLA 

Investidura do Presidente reeleito de Angola, João Lourenço, está decorrer na Praça da República, em Luanda. Autoridades, chefes de Estado e de Governo de vários países estão presentes.

A cerimónia de investidura do Presidente reeleito de Angola está a decorrer em Luanda, perante 12 chefes de Estado e dezenas de outros representantes, mas sem a presença do principal líder da oposição, que contestou os resultados das eleições de 24 de agosto.

Depois de deixar o palácio presidencial, João Lourenço chegou à Praça da República acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, passando revista às tropas, em parada.

Em seguida, o Presidente reeleito fez o juramento à Nação: “Eu, João Manuel Gonçalves Lourenço, ao tomar posse do cargo de Presidente da República, juro, por minha honra, desemprenhar com dedicação as funções de que sou investido; cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e as leis do país; defender a independência a soberania, a unidade da Nação e a integridade territorial do país; defende a paz e a democracia e promover a instabilidade, o bem estar e o progresso social de todos os angolanos”, jurou Lourenço, repetindo as palavras da juíza-presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso – primeira mulher a realizar esta cerimónia.


Mais convidados

Outros Estados africanos como a República do Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Zâmbia, Namíbia e Zimbabué estão também representados a nível presidencial, bem como a República Árabe Sarauí Democrática.

A nível de vice-Presidente, estão representados a Tanzânia e o Burundi. Cuba, Ruanda, Madagáscar e Essuatíni enviam os respetivos primeiros-ministros.

O Governo chinês terá um enviado especial, Liu Yuxi, enquanto os Emirados Árabes Unidos, Catar, Argélia, Venezuela, Nicarágua, Chade, Senegal, Gana e Sérvia estarão representados a nível ministerial.

Estão também representadas organizações internacionais, nomeadamente a União Africana, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, além das Nações Unidas.

Num dia decretado como tolerância de ponto, a população também acompanhar a cerimónia. Desde cedo, os angolanos convidados começaram a chegar ao local. Fonte: DW

 

Visitas95

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *