DOIS RECLUSOS RESTITUÍDOS À LIBERDADE NO ESTABELECIMENTO PENITENCIÁRIO DE MOÇÂMEDES
RESUMO DO PROGRAMA DE GOVERNO DO MPLA NA VISÃO DO CELSO MALAVOLONEKE.
Sintetiza-se em cinco pilares (5 Ps) que no conjunto constituem a sua proposta de desenvolvimento sustentável
1- PESSOAS
Somos nós todos, o princípio e fim de toda a acção governativa, criados à imagem e semelhança de Deus e a maior riqueza da Nação. Vencido o desafio da preservação do Bem Vida ameaçada pela maior pandemia de todos os tempos, é preciso agora prosseguir e acelerar a luta contra a fome e pobreza por formas a dar-lhe a dignidade a que tem direito. Para isso vai se relançar a agricultura familiar com o IDA a reforçar o papel de assistência técnica e promover o empreendedorismo e iniciativa privada (por via da Educação e a Promoção da Saúde) para evoluir do conceito de “emprego” para o de “trabalho” entre outras acções por formas a garantiro rendimento sustentável das famílias. E o Estado manterá a obrigação de tomar conta dos grupos mais vulneráveis da sociedade: as crianças, pessoas com deficiência e idosos, assim como as famílias em situação de pobreza.
2- PROSPERIDADE
Com o esperado aumento do trabalho e rendimentos das famílias, as pessoas serão capazes de satisfazer as suas necessidades e alcançar a prosperidade. O caminho é começar pelas necessidades básicas (alimentação, habitação, saúde e educação) e terminando no patamar das necessidades maus sofisticadas (cultura, lazer, desporto, etc.) numa perspectiva dos Direitos Humanos em direcção aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODMs). Em harmonia com a Natureza…
3- PAZ
“O Desenvolvimento é o novo nome da Paz” disse o Papa João XXIII. Ou seja, a Paz só pode existir em sociedades de pessoas prósperas. O MPLA, realizados os dois pontos anteriores, continuará na sua luta de fazer de Angola uma das sociedades mais abertas de África em termos etnicolinguísticos, regionais ou outros. Todos os angolanos continuarão a direitos iguais independentemente da cor, sexo, origem étnica, religião, orientação sexual, etc. O MPLA continuará também a promover o equilíbrio do género e a protecção das minorias.
4- PARCERIAS
Um país só avança se as pessoas e instituições cultivarem a prática de trabalhar em conjunto para atingir os objectivos comuns. É isso que o MPLA propõe aqui: parcerias de todos com todos. Do Estado com outros estados e com as instituições internas; do sector público com o privado; dos organismos e empresas nacionais com as internacionais; das pessoas, empresas e comunidades umas com as outras. O MPLA tem uma longa história de sucesso na mobilização e liderança dessa tremenda riqueza nacional para o alcance das grandes vitórias do país. Continuará a pôr essa experiência ao serviço da Nação.
5- PLANETA
O MPLA tem apresentado a Terra como “a nossa casa comum” herdada dos nossos antepassados e herança dos nossos descendentes. Por continuará as acções de protecção do ambiente e da biodiversidade. A preservação da fauna e flora continuarão. Também continuará a sanção com mão pesada às empresas de exploração de recursos naturais que não adiram extrictamente à protecção e preservação do meio ambiente.
Esse é um resumo introdutório das principais linhas de força do Manifesto Eleitoral do MPLA. Em posts posteriores irei mais ao detalhe sobre o Programa de Governação que o sustenta.