O ÁPICE DA HIPOCRISIA
Assiste-se à várias declarações de afeto para o ex-presidente o Engenheiro José Eduardo dos Santos cujo falecimento foi anunciado oficialmente pelo Presente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, Sexta-feira última. Após o anúncio do infortúnio o inédito aconteceu!.. eis que aquele que durante os últimos dias (anos) viveu a pior amargura de vida ao ver-se rejeitado pelos súbditos os quais alimentou e transformou-os em gente quando nem povo eram tornou-se numa figura objecto de várias homenagens por figuras que até então sequer coneguiam pronunciar o nome de seu ex-patrono (JES). O nome José Eduardo dos Santos voltou a ter valor de notícia nos ecrãs das TVs em razão do seu falecimento quando o ignoravam por ordens superiores.
É assustador vêr e assistir o quão hipócrita nos tornamos em quanto sociedade.
Não é normal que altas figuras, inclusive do Executivo virem a público manifestar solidariedade para com a família de JES ou até mesmo homenageá-lo quando a poucos dias ninguém queria saber dele, ou pior: o despresaram. Nós não temos bons sentimentos.
Tanta gente a vir a público passar o testemunho do legado de JES. Aonde essa gente toda que agora venhem prestar homenagem a JES quando ele já nem precisa?
E o PR com aquelas lágrimas?! Será de crodilo? Como é possível que o vem fazer aquele teatro todo despropositado? Esqueceu-se de todos os golpes que infligiu ao mais velho que até deu-lhe as coisas de mão beijada?!
Portanto, apenas um conselho à vossa excelência: procura se redimir diante do seu antecessor, embora no leito da sua morte, bem como dos familiares, ao invés do uso da força para trazer o seu cadáver para Angola. Eis de agir com sabedoria em detrimento da força.
Por: Manuel Cangundo